RSS

Reforma gramatical, PRA QUÊ?

30 set

O nosso excelentíssimo presidente Luís Inácio da Silva que me desculpe, mas este post vem sobrecarregado de críticas. Se você é algum tipo de partidário extremo, ou ama o prosidente e tudo que ele faz, não prossiga com sua leitura.


Mas depois de anos de evolução cultural, luta intelectual para nossa lígua ser aceita como PRÓPRIA (até a internet sabe que PT-BR não é PT-PT), você me vem e me faz uma cagada coisa dessas. Toma de nós a nossa identidade linguística, e por que motivo? Para unificar os idiomas? Até quando?

O idioma de um país é algo próprio, definido pela realidade de seu povo e pelos seus hábitos. E não é uma assinatura que vai parar a evolução linguística natural que nos levou até o PT-BR. Não é só porque alguém decretou, que vou jogar fora 16 anos de estudo.
Sem dúvida será muito mais fácil de aprender, mas será mais fácil apenas para aqueles que não tem o devido interesse, pois qualquer um que seja, tem capacidade intelectual de aprender o Portugês Brasileiro. Emburrecer o idioma não facilita o aprendizado, só emburrece o povo.

Mas no final, me parece ser essa a intenção, emburrecer. Ao invés de estimular o aprendizado de nossa língua pátria, o nosso Excelentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil decidiu por importar novas regras gramaticais, fazendo que, com isso, as pessoas que já sabem Português Brasileiro tenham que reaprender o mesmo idioma de uma forma mais burra.
Não que tal evolução não fosse acontecer, aconteceria sim. O trema já havia sido morto pela cultura popular, mas isso leva tempo…não foi um cidadão que um dia acordou e decretou ‘morte ao trema’, o desuso se deu naturalmente.

Vejamos agora o nosso presidente: Quando foi a última vez que este disertou sobre um tema complexo sem que alguém tivesse feito a revisão gramatical de tal disertação?
Quando foi que nosso excelentíssimo líder foi autor de um projeto de monografia?
Quando foi que o mesmo passou noites inteiras fazendo revisão gramatical de um anteprojeto?

Nunca?

Não posso afirmar, mas posso supor, que nosso presidente realmente não conhece a beleza de NOSSO idioma, e portanto não pode ver o quanto temos nos esforçado para manter um nível razoável de coerência no mesmo. Não, não sou nenhum daqueles professores de gramática psicótico pelas suas regras. Concluí meu ensino médio em escola pública, cursei faculdade particular. 
Sou Analista de Sistemas formado, e Designer na marra(aprendi na unha mesmo).
Mas tenho orgulho de poder escrever textos sobre qualquer tema, expondo minha opinião ou relatando fatos, com um uso correto (ou quase) do idioma do meu país.

Não sou nenhum patriota, muito pelo contrário, mas daí a ver alguém que mal sabe escrever, definindo as regras da língua escrita de nosso idioma, calar-me torna-se difícil.
E por falar em calar-me, isso será escrito calarme segundo as novas regras. Agora pergunto eu, Excelentíssimo Presidente, calarme é algum tipo de alarme?
Calarme soa pra mim como um erro, um erro comum e bastante cometido na internet. O erro de querer simplificar ao extremo cometento assim erros intencionais.

E é isso que está acontecendo com nosso idioma.

Um grande erro intencional. Mas apenas a intenção de uma pessoa basta para mudar o país?
O povo foi ouvido?
Será que o presidente sabe o significado da palavra PLEBISCITO?

O povo tem que escolher, pois a democracia é o governo do povo.

Plebiscito Já!

Ps.: Esse não será meu último post sobre o assunto, estarei escrevendo sobre isso novamente, em breve.
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de setembro de 2008 em protesto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: