RSS

Toda busca tem seus marcos

24 dez

Em minha atual busca por conhecimento acabo trombando inúmeras vezes com o Sr. Del Debbio que tem conseguido encaminhar meu pensamento em diversas direções.

Li hoje o texto que trata dos ‘níveis do ser humano

Texto que ajudaria a muitos a entender melhor os motivos e motivações que regem as reações automáticas que as pessoas têm à cerca de determinados fatos ou circunstâncias.

Minha busca por conhecimento, aprendi que muitas coisas nos são ditas para ocultar algo maior, e que nem toda informação passada de geração em geração é real.

Hoje entendo que fé e conhecimento devem andar lado a lado, complementando-se sempre, e jamais cegando um ao outro.

Entendo que fé sem conhecimento, é entregar-se à interpretação e à vontade de outros. É viver segundo o julgamento de homens que viveram séculos atrás, e não tinham, na época, a menor idéia de que rumo o mundo tomaria (você não lem em nenhum lugar na Bíblia relatos de Jesus proibindo o uso da camisinha). Fé sem conhecimento, é acatar decisões tomadas há séculos atrás, sem ao menos se questionar sobre as condições que levaram tais decisões a serem tomadas, ou quem as tomou. Fé sem conhecimento é acreditar que homens e templos são o caminho para o divino, quando tal caminho está (sempre esteve e sempre estará) dentro de nós mesmos, e só pode ser alcançado através do auto-conhecimento e do conhecimento do mundo que nos rodeia.

Espero aprender muito mais neste novo ano que se inicia, espero encontrar mais gente que pensa como eu, e espero não ser queimado na fogueira por pensar.

Os níveis do Ser Humano: http://deldebbio.wordpress.com/2008/12/23/os-niveis-do-ser-humano/

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de dezembro de 2008 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: